Glossário
- ALA
-
Atlas of Living Australia. O nó australiano do GBIF, que desenvolveu um portal de dados de código aberto, agora amplamente utilizado dentro da comunidade GBIF & parceiros, para portais nacionais de biodiversidade.
- API
-
Interface de Programação de Aplicação. Um conjunto de métodos de comunicação claramente definidos entre vários componentes de software.
- BID
-
Informações de biodiversidade para o desenvolvimento. Um projecto financiado pela UE coordenado pelo GBIF com o objectivo de aumentar a capacidade de mobilização de dados nas regiões de África, das Caraíbas e do Pacífico.
- BIFA
-
Fundo de Biodiversidade para a Ásia.
- Licenças CC
-
Creative Commons. Esta é uma série de licenças criadas pela organização Creative Commons que permitem a partilha e reutilização da criatividade e do conhecimento através da disponibilização de ferramentas legais gratuitas. Três delas podem ser atribuídas a conjuntos de dados partilhados no GBIF: CC0, CC BY e CC BY-NC.
- Vocabulário controlado
-
Este é um conjunto restrito de termos que são usados como valores possíveis para um determinado campo. Podemos considerá-la como uma lista de pesquisas ou uma lista para um determinado campo. Por exemplo, o campo basisOfRecord DwC deve conter apenas um desses valores: "PreservedSpecimen", "FossilSpecimen", "LivingSpecimen", "HumanObservation", "MachineObservation". Podemos dizer que a lista de valores é um vocabulário controlado para esse domínio.
- DwC
-
Darwin Core é um padrão de dados sobre biodiversidade, mantido por TDWG & amplamente utilizado na comunidade e parceiros do GBIF. Trata-se de um conjunto de termos normalizados (ou nomes de campos) e das suas definições, que são utilizados para partilhar a informação sobre biodiversidade.
- DOI
-
Identificador Digital de Objecto. Um identificador persistente ou utilizado para identificar unicamente objectos. Os DOIs são amplamente usados principalmente para identificar informações acadêmicas, profissionais e governamentais, como artigos de periódicos, relatórios de pesquisa e conjuntos de dados e publicações oficiais.
- DwC-A
-
Darwin Core Archive. Um ficheiro comprimido (compactado) contendo todas as informações necessárias para partilhar com o GBIF, para um determinado recurso. Cada ficheiro contém três tipos de ficheiros:
-
os dados actuais, em um ou mais fucheiros de texto: occurrence.txt/event.txt/measurmentoffact.txt etc
-
um ficheiro de mapeamento: rtf.xml
-
um ficheiro de metadados (EML): eml.xml Quando você publica usando o IPT, cria um ficheiro Darwin Core, que é partilhado com GBIF. Além disso, quando descarregar dados do portal GBIF, também poderá escolher um formato DwC-A.
-
- GUID
-
IDentificador globalmente único
- IPT
-
Integrated Publishing Toolkit. É uma aplicação web de código aberto e livre (software) para publicação de dados de biodiversidade. O próprio software vive em um servidor (seja na sua instituição ou em qualquer outro lugar) que deve ter acesso à internet 24/7. É usado para criar e lidar com ficheiros do Darwin Core Archive que podem ser partilhados e usados por qualquer pessoa, incluindo o GBIF.
- Empréstimo
-
No contexto das colecções de história natural, este é o procedimento de concessão de empréstimos de espécimes entre instituições.
- LSID
-
Identificador de Ciências da Vida. São identificadores persistentes e exclusivos para objetos biológicos.
- Publicação de Dados
-
No que se refere ao GBIF, dispomos de uma definição muito específica de publicação de dados. Refere-se a tornar os conjuntos de dados de biodiversidade acessíveis ao público e detectáveis, de forma padronizada, através de um ponto de acesso, tipicamente um endereço da Web (uma URL).
- Recurso
-
Um Recurso é o termo coletivo usado para referir a um conjunto de dados específico e seus metadados uma vez que tenha sido carregado para uma instância do IPT.
- TDWG
-
Grupo de Trabalho de Bases de Dados Taxonómicos, agora renomeado Padrões de Informações de Biodiversidade.
- URN
-
Número Uniforme de Recursos
- UUID
-
Identificador Universal Único