Glossário

ALA

Atlas of Living Australia. O nó australiano do GBIF, que desenvolveu um portal de dados de código aberto, agora amplamente utilizado dentro da comunidade GBIF & parceiros, para portais nacionais de biodiversidade.

API

Interface de Programação de Aplicação. Um conjunto de métodos de comunicação claramente definidos entre vários componentes de software.

BID

Informações de biodiversidade para o desenvolvimento. Um projecto financiado pela UE coordenado pelo GBIF com o objectivo de aumentar a capacidade de mobilização de dados nas regiões de África, das Caraíbas e do Pacífico.

BIFA

Fundo de Biodiversidade para a Ásia.

Licenças CC

Creative Commons. Esta é uma série de licenças criadas pela organização Creative Commons que permitem a partilha e reutilização da criatividade e do conhecimento através da disponibilização de ferramentas legais gratuitas. Três delas podem ser atribuídas a conjuntos de dados partilhados no GBIF: CC0, CC BY e CC BY-NC.

Vocabulário controlado

Este é um conjunto restrito de termos que são usados como valores possíveis para um determinado campo. Podemos considerá-la como uma lista de pesquisas ou uma lista para um determinado campo. Por exemplo, o campo basisOfRecord DwC deve conter apenas um desses valores: "PreservedSpecimen", "FossilSpecimen", "LivingSpecimen", "HumanObservation", "MachineObservation". Podemos dizer que a lista de valores é um vocabulário controlado para esse domínio.

DwC

Darwin Core é um padrão de dados sobre biodiversidade, mantido por TDWG & amplamente utilizado na comunidade e parceiros do GBIF. Trata-se de um conjunto de termos normalizados (ou nomes de campos) e das suas definições, que são utilizados para partilhar a informação sobre biodiversidade.

DOI

Identificador Digital de Objecto. Um identificador persistente ou utilizado para identificar unicamente objectos. Os DOIs são amplamente usados principalmente para identificar informações acadêmicas, profissionais e governamentais, como artigos de periódicos, relatórios de pesquisa e conjuntos de dados e publicações oficiais.

DwC-A

Darwin Core Archive. Um ficheiro comprimido (compactado) contendo todas as informações necessárias para partilhar com o GBIF, para um determinado recurso. Cada ficheiro contém três tipos de ficheiros:

  1. os dados actuais, em um ou mais fucheiros de texto: occurrence.txt/event.txt/measurmentoffact.txt etc

  2. um ficheiro de mapeamento: rtf.xml

  3. um ficheiro de metadados (EML): eml.xml Quando você publica usando o IPT, cria um ficheiro Darwin Core, que é partilhado com GBIF. Além disso, quando descarregar dados do portal GBIF, também poderá escolher um formato DwC-A.

GUID

IDentificador globalmente único

IPT

Integrated Publishing Toolkit. É uma aplicação web de código aberto e livre (software) para publicação de dados de biodiversidade. O próprio software vive em um servidor (seja na sua instituição ou em qualquer outro lugar) que deve ter acesso à internet 24/7. É usado para criar e lidar com ficheiros do Darwin Core Archive que podem ser partilhados e usados por qualquer pessoa, incluindo o GBIF.

Empréstimo

No contexto das colecções de história natural, este é o procedimento de concessão de empréstimos de espécimes entre instituições.

LSID

Identificador de Ciências da Vida. São identificadores persistentes e exclusivos para objetos biológicos.

Publicação de Dados

No que se refere ao GBIF, dispomos de uma definição muito específica de publicação de dados. Refere-se a tornar os conjuntos de dados de biodiversidade acessíveis ao público e detectáveis, de forma padronizada, através de um ponto de acesso, tipicamente um endereço da Web (uma URL).

Recurso

Um Recurso é o termo coletivo usado para referir a um conjunto de dados específico e seus metadados uma vez que tenha sido carregado para uma instância do IPT.

TDWG

Grupo de Trabalho de Bases de Dados Taxonómicos, agora renomeado Padrões de Informações de Biodiversidade.

URN

Número Uniforme de Recursos

UUID

Identificador Universal Único