Cenário
Um Projecto de Mobilização de Dados em um Herbário Regional
Esta narrativa foi desenvolvida como base para exercícios práticos no curso de mobilização de dados para a biodiversidade e o conceito e conteúdo do exercício foi desenvolvido por Alberto González-Talaván, Néstor Beltrán, Nicolas Noé, Sharon Grant. Os dados são de um conjunto de dados real, mas foram modificados para os fins desses exercícios. É um cenário fictício e destina-se apenas a fins instrutivos.
Descrição
A Universidade de Planícies Brancas é uma instituição de ensino superior bem reconhecida na Guatemala e uma referência nacional à investigação sobre biodiversidade. O Departamento de Biologia de Plantas mantém herbário de médio tamanho contendo aproximadamente 80,000 espécimes colhidos dentro e em torno da região local e datam de meados do século Xx até o presente. A coleção inclui espécimes importantes como tipos e endémicos.
Actualmente, os cuidados da coleção são atribuídos ao professor de Sistemática de Plantas, que realiza tarefas de curadoria, bem como seus trabalhos regulares de investigação e ensino. O Departamento Administrativo é responsável pelas tarefas administrativas do dia-a-dia do herbário, tais como a compra de materiais, incluindo papel e etiquetas. Os docentes e os alunos que colaboram no departamento trabalham ocasionalmente e actualizam as identificações sobre os espécimes e há dois botânicos aposentados que regularmente se voluntariam na coleção ajudando o professor a preparar os empréstimos.
A Universidade já tem uma busca on-line em suas coleções de bibliotecas mantidas pela equipa central da Universidade, em servidores hospedados externamente. Nenhum espécime de história natural é actualmente integrado a esta plataforma.
O Director do Departamento de Biologia de Plantas garantiu recentemente 50.000USD, dois anos de financiamento à captura de imagem e publicação online das informações de coleções botânicas. A equipa quer aproveitar esta oportunidade para estabelecer um protocolo de digitalização e publicação permanentes, que dará maior visibilidade ao herbário e continuará a atrair financiamento.
Recolha de dados
O herbário é composto por aproximadamente 80 mil espécimes coletados de 1960 a 2015, concentrados principalmente no hotspot de biodiversidade — o Parque Nacional de Montanhas Curtas. A coleção continua a aumentar em resultado de intercâmbios, doações e vários projectos de investigação activos. Para cada espécime, informações sobre coletor, hora, data, local e taxonomia estão documentadas. Até à data, não foram tomadas quaisquer medidas de controlo de qualidade sobre os dados e não houve nenhuma captura de imagens de espécimes sistemática.