Cenário

Um Projecto de Mobilização de Dados em um Herbário Regional

use case 1 Eriocaulon bilobatum cropped
Eriocaulon bilobatum Morong coletado na Guatemala por Coleção de Referência Rápida (RRC) Express Museum of Natural History - Keller Action Science Center (licenciado sob CC-BY-NC 4.0)

Esta narrativa foi desenvolvida como base para exercícios práticos no curso de mobilização de dados para a biodiversidade e o conceito e conteúdo do exercício foi desenvolvido por Alberto González-Talaván, Néstor Beltrán, Nicolas Noé, Sharon Grant. Os dados são de um conjunto de dados real, mas foram modificados para os fins desses exercícios. É um cenário fictício e destina-se apenas a fins instrutivos.

Descrição

A Universidade de Planícies Brancas é uma instituição de ensino superior bem reconhecida na Guatemala e uma referência nacional à investigação sobre biodiversidade. O Departamento de Biologia de Plantas mantém herbário de médio tamanho contendo aproximadamente 80,000 espécimes colhidos dentro e em torno da região local e datam de meados do século Xx até o presente. A coleção inclui espécimes importantes como tipos e endémicos.

Actualmente, os cuidados da coleção são atribuídos ao professor de Sistemática de Plantas, que realiza tarefas de curadoria, bem como seus trabalhos regulares de investigação e ensino. O Departamento Administrativo é responsável pelas tarefas administrativas do dia-a-dia do herbário, tais como a compra de materiais, incluindo papel e etiquetas. Os docentes e os alunos que colaboram no departamento trabalham ocasionalmente e actualizam as identificações sobre os espécimes e há dois botânicos aposentados que regularmente se voluntariam na coleção ajudando o professor a preparar os empréstimos.

A Universidade já tem uma busca on-line em suas coleções de bibliotecas mantidas pela equipa central da Universidade, em servidores hospedados externamente. Nenhum espécime de história natural é actualmente integrado a esta plataforma.

O Director do Departamento de Biologia de Plantas garantiu recentemente 50.000USD, dois anos de financiamento à captura de imagem e publicação online das informações de coleções botânicas. A equipa quer aproveitar esta oportunidade para estabelecer um protocolo de digitalização e publicação permanentes, que dará maior visibilidade ao herbário e continuará a atrair financiamento.

Recolha de dados

use case 1 short mountain park

O herbário é composto por aproximadamente 80 mil espécimes coletados de 1960 a 2015, concentrados principalmente no hotspot de biodiversidade — o Parque Nacional de Montanhas Curtas. A coleção continua a aumentar em resultado de intercâmbios, doações e vários projectos de investigação activos. Para cada espécime, informações sobre coletor, hora, data, local e taxonomia estão documentadas. Até à data, não foram tomadas quaisquer medidas de controlo de qualidade sobre os dados e não houve nenhuma captura de imagens de espécimes sistemática.

Descrição dos dados

O professor tem uma base de dados simples e não-relacional em seu computador, que serve como um índice de muitos, mas não de todos os espécimes. Quaisquer imagens dos espécimes existentes são mantidas localmente pelos investigadores individuais que as tiraram.