Exercício 1

Planeamento

O volume de dados analógicos (registos em papel) que chegam na sede IBAN logo excederá a sua capacidade de digitalizar. Assim, a direcção decidiu reconsiderar a actual abordagem desta área de trabalho que tem vindo a crescer sem gestão nos últimos anos. Até à data, é assim que o trabalho tem sido organizado:

  • Os registos de papel chegam através dos correios. A secretária abre os pacotes e recolhe os registos.

  • Há cinco voluntários com capacidades básicas em informática usando dois computadores partilhados para digitalizar os registos de papel. Esses voluntários também são cientistas cidadãos e portanto estão familiarizados com a taxonomia da ordem Lepidoptera, e com as espécies que ocorrem no país onde se situa a sede do IBAN.

  • Os voluntários que fazem a digitalização aparecem sempre que têm tempo, para que normalmente verifiquem por telefone a disponibilidade de computadores. Por vezes, há incompatibilidades de tempo e alguns têm de ir para casa, uma vez que os dois computadores estão ocupados. Outras vezes, ambos os dois computadores estão desocupados.

  • Quando eles digitalizam, geralmente escolhem um papel de registo de cada vez a partir do monte de registos, e digitalizam-no (se puderem). Os problemas comuns que ocorrem são:

    • o voluntário não sabe se as espécies observadas (ocorrem erros de escrita),

    • o voluntário não sabe onde ocorreu a amostragem

    • o voluntário não consegue ler a caligrafia ou a linguagem em que alguns dos comentários são escritos.

  • Uma única especialista taxonómico recebe todas as tabelas digitalizadas e produz os mapas de relatório e distribuição com base nelas. Normalmente ela tem de descartar cerca de 15% dos dados digitalizados por causa de inconsistências, erros ou outros erros que não tem tempo para verificar.

Exercício 1a

Analisar a componente financeira de seu novo plano de digitalização

A direcção está a analisar as seguintes opções para o seu novo plano de digitalização, que tem todas as implicações financeiras no seu já reduzido orçamento. Sabem que só podem implementar DUAS destas opções, pelo que têm de escolher com sensatez. Use a folha de exercícios para fornecer uma recomendação sobre quais duas opções eles devem seleccionar e explicar por que as escolheu.

  1. Opção 1: Compre mais três computadores para que todos os voluntários possam digitalizar simultaneamente.

  2. Opção 2: Oferecer suporte financeiro aos escritórios nacionais para comprar scanners de mesa e enviar/partilhar os registos eletronicamente, ao invés de por correio.

  3. Opção 3: Oferecer compensação financeira aos voluntários. Eles não poderão pagar a todos os cinco o equivalente a um salário normal, mas poderão cobrir os custos de posições a tempo parcial para três dos voluntários.

  4. Opção 4: Adquira um software de digitalização de biodiversidade existente em inglês, que inclua a verificação de entrada taxonómica e ferramentas auxiliares para corrigir a informação geográfica.

  5. Opção 5: Contrate de uma empresa de software para desenvolver um programa de digitalização personalizado. Pelo mesmo preço do software comercial, os programadores fornecerão uma solução na linguagem local, que corresponderá perfeitamente ao esquema de dados original e também fornecerá um portal de dados web para expor os resultados do esforço de digitalização.

  6. Opção 6: Organize um curso para que os cinco voluntários melhorem suas capacidades em taxonomia, uso de computadores e padrões de informática para a biodiversidade.

Exercício 1b

Atribuir funções

Estes são os recursos humanos disponíveis para este esforço de digitalização. Como designar os papéis para maximizar a eficiência do processo de digitalização e produzir dados da maior qualidade possível? Use a folha de exercícios para fornecer as suas respostas.

  1. Assistente administrativo. Nenhum conhecimento taxonómico. Uso básico de computador. Pode ler 3 idiomas.

  2. Voluntário 1. Conhecimento taxonómico básico. Uso básico de computador.

  3. Voluntário 2. Conhecimento taxonómico básico. Uso básico de computador.

  4. Voluntário 3. Conhecimento taxonómico básico. Uso básico de computador. Pode ler 3 idiomas.

  5. Voluntário 4. Conhecimento taxonómico básico. Uso básico de computador. Pode ler 3 idiomas.

  6. Voluntário 5. Conhecimento taxonómico básico. Uso avançado do computador (incluindo GIS e ferramentas de análise de dados).

  7. Especialista taxonómico. Conhecimento taxonómico avançado. Uso avançado do computador (incluindo GIS e ferramentas de análise de dados).