Exercício 1a-c

Para esta actividade, você usará uma plataforma de tabletop virtual. Confira as instruções do exercício abaixo.

Referências

Para ajudá-lo a trabalhar nos exercícios de planeamento para todos os casos, disponibilizamos cinco mesas virtuais de cartas de jogos.

Porque estes são espaços partilhados, nós pedimos que siga essas regras para que todos que queiram utilizá-las possam:

  1. Limpar quando terminar. Se você utilizar uma tabela de cartão, certifique-se de devolvê-la para seu estado limpo e original quando terminar. Isso significa deitar todas as cartas fora e remover/excluir quaisquer novas cartas que tenha adicionado ao baralho. Pode fazer isso clicando nos botões de retorno abaixo de cada baralho de cartas.

  2. Se estiver ocupada, tente outra mesa. Caso veja que uma mesa de cartas está em uso, utilize um dos outros links de mesas de cartas. Se não for possível encontrar uma vazia, avise-nos em training@gbif.org para que possamos verificar as mesas para ter certeza de que quaisquer mesas não foram deixadas sem participação (ou se precisarmos criar uma mesa adicional para você).

  3. Não deixe uma mesa sem vigilância. Por favor, não deixe seu trabalho em uma mesa por longos períodos de tempo. Se tiver de se afastar durante uma ou duas horas, isso é aceitável, mas por favor não deixe as cartas sem vigilância por mais de 4 horas. Se precisar sair da sua configuração por um longo período de tempo, por favor use a plataforma eLearning para notificar o grupo e os treinadores do link que está usando, por que você precisa deixar suas cartas e quando voltará para concluir seu trabalho.

  4. Tire capturas de tela com frequência. Não podemos garantir que as cartas não serão redefinidas acidentalmente por alguém do workshop ou por alguém do seu próprio projecto. Você não pode redefinir as cartas uma vez que elas tenham sido redefinidas. Se quiser enviar uma captura de tela com seu exercício, por favor faça.

  5. Os treinadores reservam-se o direito de redefinir as mesas de cartas. Se observarmos que uma ou mais mesas contém cartas que não foram guardadas e que não foram utilizados por mais de quatro horas sem quaisquer notificações no Fórum da plataforma eLearning, vamos limpar e redefinir a mesa para outros usarem.

Links para Sala de Jogos (cada mesa será aberta em uma nova janela/aba):

Muito apreço e agradecimento à Jwalant Patel e a Eric Ma por terem encontrado e ajudado a criar as mesas de jogos on-line para este exercício e à Kate Webbink pela competência artística. A plataforma online é fornecida por https://playingcards.io/.

Exercício 1a

Leia USE CASE I (se ainda não tiver lido).

Utilize os cartões e selecione os objectivos que mais se assemelham aos esboços do projecto e em seguida, escolha as tarefas que precisariam ser executadas para os completar. Depois, identifique as pessoas/recursos que o projecto tem disponível e atribua cartas para elas conforme apropriado. Por último, atribua-os aos stakeholders e afiliações.

  1. Revise as cartas GOALS com o grupo, selecione e exponha os que atendem ao caso de uso.

  2. Revise as cartas de TAREFA com o grupo.

  3. Atribua as cartas de TAREFA a cada uma das cartas GOAL selecionados a partir da descrição do caso.

  4. Identifique as instituições e as pessoas mencionadas no texto de caso e tome nota das mesmas.

  5. Exponha as cartas de AFFILIATIONS na mesa.

  6. Revise as cartas STAKEHOLDER, identifique qualquer mencionado no caso de uso e depois decida a que AFFILIATION pertencem.

  7. Revise as cartas ROLE, identifique qualquer uma mencionada no caso de uso e decida a que grupo STAKEHOLDER pertencem.

  8. Crie notas as cartas, conforme apropriado.

  9. Uma vez que as cartas estejam atribuídas, tire fotos/capturas de tela.

  10. Use o exercise sheet para escrever as suas respostas.

Questão

Há recursos ou objectivos faltando nas cartas que você considera essenciais para a conclusão bem sucedida do projecto? Aponte-os na folha de resposta.

Exercício 1b

Utilize a análise de stakeholders e goals do exercício 1a e desenvolva um fluxo de trabalho usando as cartas STAGE.

  1. Re-leia a introdução do caso de uso, se necessário.

  2. Decida quais TASKS pelas quais cada ROLE será responsável.

  3. REveja os cartões STAGE e ordene as TASKS de modo apropriado.

  4. Use a folha de exercício descarregada anteriormente para fornecer as suas respostas.

Questões

  • Há estrangulamentos óbvios no fluxo de trabalho? Por exemplo: há muitas tarefas para um determinado papel/recurso?

  • Quais são as questões que considera importantes para o éxito da mobilização de dados, do ponto de vista de cada um dos papéis/partes interessadas? Por exemplo: o que são os resultados entregues? Pensando no calendário geral do projeto, elas são realistas?

  • Consolidar notas e priorizar por ordem de importância.

  • Se tiver tempo, pode explorar diferentes combinações, já que diferentes cenários são possíveis em diferentes contextos, ou até mesmo tentar documentar a situação para o seu próprio projeto.

Exercício 1c

Este exercício deve ser utilizado quando o curso for ensinado virtualmente ou presencial, como uma atividade em grupo.

Depois dos exercícios o relator de cada grupo irá:

  1. Apresentar as partes interessadas e/ou tarefas em falta, e explicar as razões pelas quais foram adicionadas.

  2. Destacar as duas questões/tópicos mais críticas que o grupo identificou.

Pontos de discussão potenciais entre grupos:

  • Que semelhanças e diferenças se podem ver nos fluxos?

  • Houve questões comuns que surgiram entre os grupos?