Ferramentas de software

Revisar ferramentas de software utilizadas em informática para a biodiversidade

Durante as actividades do curso, demonstraremos e trabalharemos com diversas ferramentas de software relacionadas à digitalização de dados, qualidade de dados e transformação. Você provavelmente já usa vários deles em seu trabalho diário.

Os formadores, mentores e os participantes de cursos anteriores compilaram uma lista com informações sobre ferramentas de software sobre informática para a biodiversidade. A lista fornece ligações para os seus principais portais, fatos-chave e uma síntese de pontos fortes e fracos.

Descarregue o Link:../course-docs/Software-database-EN.xlsx[Software-database-EN.xlsx,opts=download]. (23 KB)

Ao analisar um software de biodiversidade que você não utilizou antes, é necessário considerar como o adaptaria para os seus fins. Você encontrará abaixo uma lista com a qual poderá começar a sua avaliação. É inspirada nas “características de uma boa solução de banco de dados” do manual GBIF “Iniciando um Projecto de Digitalização”:

  • Preço: Um dos fatores mais determinantes. Esteja ciente de outros custos além do preço da licença do software, tal como o hardware necessário para executá-lo, manutenção, actualização e o conhecimento para executá-lo.

  • Funcionalidade: Você precisa ter clareza sobre o que espera que o software alcance, e certifique-se de que ele o faça eficientemente. Não se distraia com funcionalidades adicionais que podem tornar o software mais complexo desnecessariamente.

  • Estabilidade: Algumas soluções estão há muito tempo no mercado e são apoiadas por instituições ou empresas sólidas e têm maior probabilidade de não apresentarem "bugs" e de terem sistemas bons para resolver quaisquer problemas que surjam. Isto também tornará mais provável que seja actualizado e portabilizado para sistemas operacionais mais modernos.

  • Escalabilidade: Alguns softwares tem boa performance quando trabalham fora da caixa, mas o desempenho diminui após algum tempo ou ao utilizá-los com maiores quantidades de dados ou quando vários utilizadores acedem-nos, simultaneamente. Verifique as opiniões de outros utilizadores on-line.

  • Integração: Certifique-se de que o software aceita e produz os formatos de dados que você utiliza e precisa. Transformação de dados é uma tarefa demorada.

  • Suporte a idioma: É essencial que todos que usam o software possam compreender a sua interface, e a documentação que tornará possível o seu uso.

  • Documentação e suporte técnico: Certifique-se de explorar a documentação existente e os mecanismos de suporte. Você pode ter certeza que em algum momento vai precisar.

  • Curva de aprendizagem: Alguns softwares podem necessitar de treinamento específico para aprender a usá-los, enquanto outros são mais intuitivos e podem ser aprendidos enquanto os usam, apoiados por sistemas de ajuda in-line.