Soluções de revisão de dados

O que significa publicação de dados no contexto do GBIF?

  • Tornar o(s) seu(s) dado(s) de biodiversidade acessível ao público e detectável em um formato padronizado

A publicação de dados através do GBIF significa tornar os seus conjuntos de dados de biodiversidade acessíveis ao público num formato padronizado (na maioria das vezes, Darwin Core), para que possa ser descoberto e reutilizado por outras pessoas.

O que é um IPT?

  • uma ferramenta que o ajuda a publicar os seus dados através do GBIF

  • uma ferramenta que ajuda a produzir um Artigo de Dados

O IPT (Integrated Publishing Toolkit) é um software escrito em Java que permite carregar e publicar dados através do GBIF. Não deve ser utilizado como instrumento de gestão de dados ou de limpeza de dados.

O IPT também pode ajudá-lo no processo de escrever e enviar um artigo de dados, graças ao ficheiro EML ele gera automaticamente quando preenche os metadados do seu recurso de dados.

Quais licenças e dispensas Creative Commons são recomendadas pelo GBIF para publicação de dados?

  • CC0, CC-BY e CC-BY-NC

As licenças e dispensas Creative Commons recomendadas para publicar os seu(s) dados(s) no GBIF são CC0, CC-BY e CC-BY-NC. São licenças e/ou dispensas amplamente reconhecidas que se alinham com os requisitos internacionais de dados abertos para partilhamento e reutilização de dados.

Por favor, note que deve escolher apenas a dispensa/licença CC-BY ou CC-BY para o(s) seu(s) dados(s) relacionados com o BID.

Quais são os três núcleos (cores) que pode escolher para um recurso IPT?

  • Núcleo de Ocorrência, Núcleo de Taxon, Núcleo de Eventos

Pode escolher um dos três Núcleos seguintes para cada um dos seus recursos IPT: Núcleo de Ocorrência, de Taxon ou de Evento.

O padrão Darwin Core também permite que associe extensões ao núcleo escolhido, como SimpleMultimedia ou MeasurementOrFact.

Os metadados são preenchidos numa secção separada do IPT sendo partilhados usando o padrão EML, e não Darwin Core (que é usado apenas para dados).

Quantas extensões pode ter um conjunto de dados?

  • tantas quantas necessárias

Uma vez que você escolheu um "core" para o seu recurso IPT, pode adicionar extensões de Darwin core a ele. Você pode adicionar apenas uma ou várias extensões, dependendo do tipo de "core" que escolheu e quais extensões são compatíveis com ele.

As extensões não são obrigatórias (você pode publicar um conjunto de dados sem qualquer extensão), mas pode ser útil se quiser partilhar informações adicionais que você não pode mapear com o "core" escolhido.