Soluções de revisão dos dados de captura

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjunto de dados que escolheria para uma coleção de ictiologia?

  • ocorrência + A maioria das vezes, espécimes de bases de dados de colheita são partilhados como dados de ocorrência. Cada ocorrência (espécime ou grupo de espécimes) tem o seu próprio identificador único (às vezes derivado do seu número de catálogo na coleção fonte) e os campos Darwin Core usados para partilhá-los através do GBIF descrevem cada espécime: nome científico, a data em que foi recolhido no campo, quem o recolheu e/ou identificou, onde, etc. Cada coleção pode ter mais do que um espécime de uma mesma espécie, desde que cada espécime seja identificado por um identificador único.

  • checklist + Também é possível criar e partilhar uma checklist taxonómica derivada de uma base de dados de coleção; neste caso, é recomendado partilhar a checklist como um conjunto de dados taxonómicos, com a lista de ocorrências (espécimes) associada, usando o Occurrence core como uma extensão do Taxon Core no GBIF IPT.

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjunto de dados que escolheria para uma lista de espécies invasovas?

  • ocorrência + Alguns publicadores de dados partilharão conjuntos de dados de ocorrência provenientes de estudos ou de programas de acompanhamento de espécimes de alguma espécie invasora; quando os dados se concentram em indivíduos, em vez das espécies invasoras, em geral, podem ser partilhados como dados de ocorrência.

  • checklist + Espécies invasovas podem ser rastreadas e monitorizadas a diferentes escalas (regional, nacional, temático…); uma vez que este tipo de conjunto de dados se concentra mais na espécie e sua distribuição num determinado âmbito geográfico, eles são partilhados principalmente como conjuntos de dados taxonómicos através do GBIF (ver resultados de pesquisa GRIIS).

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjuntos de dados que escolheria para a flora e fauna de um estudo de impacto ambiental?

  • ocorrência + Os dados são registados pelos naturalistas no campo e podem ser partilhados como conjuntos de dados de ocorrência simples.

  • evento de amostragem + Eles também podem ser partilhados como conjuntos de dados de eventos se houver protocolos padronizados (como pontos de vegetação, transectos, armadilhas…) para colher os dados.

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjuntos de dados que escolheria para os dados de rastreio de pássaros?

  • ocorrência + Estes dados são partilhados como conjuntos de dados de ocorrência: idealmente, cada pássaro é identificado com o seu organismID, e cada ocorrência (GPS ping) tem a sua própria ocorrência, que é útil para rastrear os diferentes locais GPS do mesmo pássaro no âmbito do programa de rastreamento ou projeto. (Veja example)

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjuntos de dados que escolheria para dados de armadilhas de insetos?

  • ocorrência + Embora tais dados possam ser partilhados como conjuntos de dados de ocorrências simples, é melhor se forem partilhados como conjuntos de dados de eventos, onde a localização, identificador e conteúdo de cada armadilha podem ser melhor detalhados.

  • evento de amostragem + Armadilhas de insectos (bem como outras armadilhas, tais como armadilhas pitfall, armadilhas malaise…) são normalmente usadas em programas de monitorização para verificar a presença (ou ausência) de algumas espécies e/ou avaliar a sua abundância específica. Usar o campo "eventID" para identificar cada armadilha permite aos utilizadores obter todos os espécimes colhidos dentro de cada armadilha. A mesma lógica aplica-se a outros protocolos de campo, como transectos, pontos, câmaras remotas, etc. usando o núcleo do Evento (Event core) em vez do núcleo de Ocorrência (Occurrence core), poderá partilhar muito mais informações sobre o contexto da colheita de dados, e permitir que os utilizadores compreendam melhor (e possam até replicar) o seu trabalho.

Qual(ais) o(s) tipo(s) de base de dados você escolheria para a gestão de dados do parque nacional?

  • ocorrência + registo de indivíduos de espécies

  • checklist + É importante saber quantas espécies estão presentes no perímetro do parque/reserva e o seu estado de conservação.

  • evento de amostragem + verifique e rastreie as populações

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjunto de dados que escolheria para um bioblitz de ciência cidadã?

  • ocorrência + conjuntos de dados de Bioblitz são partilhados principalmente como conjuntos de dados de ocorrência.

  • evento de amostragem + Dependendo do programa de ciência cidadã, podem ser usados protocolos de amostragem específicos por voluntários, e neste caso, os dados podem ser partilhados como um conjunto de dados do eventos.

Qual(ais) o(s) tipo(s) de conjunto de dados que escolheria para uma lista regional de espécies?

  • checklist + Listas de espécies geográficas ou temáticas são frequentemente usadas para partilhar informações sobre as espécies presentes numa determinada área; na maior parte das vezes, essas listas também mencionam a distribuição de cada espécie, bem como o seu estado de conservação nesta área. As listas regionais de espécies podem proporcionar uma visão útil da biodiversidade e dos habitats de uma região, e precisa ser partilhado como conjuntos de dados taxonómicos, com ou sem ocorrências associadas.