Rubrica de captura de dados

Captura de dados

Aptidões Desempenho iniciado 1 Desempenho em desenvolvimento 2 Desempenho pleno 3 Desempenho de excelência 4 A. Capacidade de identificar o tipo de dados digitais que podem ser extraídos de uma fonte de dados de biodiversidade (ou seja, que podem ser publicados usando a rede GBIF)

Pode identificar apenas os tipos de dados mais evidentes de fontes comuns de dados de biodiversidade (por exemplo, ocorrências de espécimes de coleção de história natural). Mostra pouca compreensão do potencial de publicação online usando o GBIF.

Frequentemente, pode identificar corretamente, pelo menos um tipo de dados digital que pode ser extraído de fontes de dados comuns. Tem dificuldade em identificar quais podem ser publicados atualmente usando o GBIF.

Consegue sempre identificar um (ou mais) tipos de dados digitais que podem ser extraídos de fontes de dados comuns. Pode identificar qual desses tipos pode ser publicado atualmente usando o GBIF.

Consegue sempre identificar um ou mais tipos de dados digitais que podem ser extraídos de fontes de dados comuns e incomuns. Pode identificar qual desses tipos pode ser publicado atualmente usando o GBIF e quais estão em avaliação. Pode identificar núcleos e extensões de dados usados ​​para publicar esses tipos de dados.

B. Capacidade de extrair informações relevantes de uma fonte de dados de biodiversidade em estruturas de dados simples (por exemplo, folhas de cálculo) que seguem os padrões internacionais

Só pode extrair grandes blocos de informações óbvias (por exemplo, todas as informações geográficas como uma única unidade) que são evidentes na fonte de dados. Mostra pouco conhecimento dos padrões atuais para registro de dados de biodiversidade.

Pode recuperar vários itens de informação da fonte de dados (mas não todos) e pode desagregá-los em partes significativas. Mostra algum conhecimento básico dos padrões mais comuns (por exemplo, DwC) e os campos de dados mais usados ​​nesses padrões.

Pode identificar todas as informações valiosas numa fonte de dados e extrair os elementos obrigatórios numa estrutura de dados padrão (por exemplo, uma tabela baseada em DwC Simples). Pode identificar informações ausentes e inferir a partir de informações existentes (por exemplo, derivar o nome de um país a partir de uma província).

Pode identificar todas as informações valiosas em uma fonte de dados complexa e dividi-las em partes significativas que se traduzem diretamente em padrões internacionais. Pode identificar informações críticas ausentes na fonte e inferir a partir dos dados existentes ou de informações adicionais sobre a fonte (metadados).

C. Capacidade de compreender e aplicar princípios básicos de qualidade de dados ao processo de captura de dados