Rubrica de publicação de dados

Publicação de dados

Aptidões Desempenho iniciado 1 Desempenho em desenvolvimento 2 Desempenho pleno 3 Desempenho de excelência 4 A. Conhecimento sobre padrões de dados de informações sobre biodiversidade (BDI).

Mostra conhecimento limitado ou nenhum conhecimento sobre os padrões de dados BDI e quais desses padrões de dados são aceitos pelo GBIF.

Consegue identificar padrões BDI e sabe quais são aceites pelo GBIF, mas não sabe onde localizar informações sobre como usá-los. Não consegue identificar quais termos são obrigatórios.

Conhece os padrões BDI aceitos pelo GBIF. Consegue encontrar uma lista de extensões e núcleos de dados aceitos. Publica conjuntos de dados de acordo com os padrões GBIF exigidos e / ou recomendados para termos de dados e metadados e sabe como encontrar as definições dos termos.

Mostra compreensão sobre as características e limitações dos vários padrões de BDI.

B. Capacidade de analisar a adequação de um conjunto de dados de biodiversidade para publicação por meio do GBIF.

Mostra conhecimento limitado ou nenhum conhecimento sobre os critérios formais que um conjunto de dados precisa cumprir para ser publicável através do GBIF.

Conhece os critérios formais que um conjunto de dados precisa cumprir para ser publicável através do GBIF, mas não consegue avaliar se um determinado conjunto de dados os cumpre.

Consegue avaliar corretamente se um conjunto de dados pode ser publicado atualmente através do GBIF. Consegue atribuir pelo menos um tipo de dados válido (= núcleo) a um conjunto de dados com base na descrição fornecida pelo portador de dados e após ter analisado o conjunto de dados.

Consegue identificar mais de uma opção de publicação para um conjunto de dados (quando possível).

C. Uso do IPT: capacidade de produzir / analisar metadados de alta qualidade.

Mostra conhecimento limitado ou nenhum conhecimento sobre as características de bons metadados.

Conhece as características de bons metadados, mas tem dificuldade em reconhecê-los.

Conhece as características de bons metadados e como reconhecê-los. Consegue produzir recomendações sobre como melhorar os metadados existentes.

Conhece as características dos metadados de alta qualidade e como produzi-los.

D. Uso de IPT: capacidade de fazer upload / conectar dados e mapeá-los para núcleos e extensões existentes.

Consegue carregar conjuntos de dados de arquivo único no IPT, mas não consegue mapeá-los para nenhum núcleo.

Só consegue carregar conjuntos de dados de arquivo único no IPT e mapear para um único tipo de núcleo sem extensões.

Consegue carregar vários arquivos em um IPT como parte de um único conjunto de dados e mapeá-los corretamente para um núcleo e pelo menos uma extensão. Consegue usar o recurso de valor constante IPT.

Consegue carregar vários arquivos em um IPT como parte de um único conjunto de dados e mapeá-los corretamente para um núcleo e várias extensões. Consegue usar o recurso de tradução de dados IPT.

E. Uso do IPT: capacidade de usar a ferramenta para publicar e registar conjuntos de dados.