Rubrica de gestão de dados

Gestão de dados

Aptidões Desempenho iniciado 1 Desempenho em desenvolvimento 2 Desempenho pleno 3 Desempenho de excelência 4 A. Capacidade de avaliar a qualidade (ou seja, identificar problemas e seus tipos) de um conjunto de dados de biodiversidade.

Só usa verificações visuais para analisar a qualidade. Não consegue diferenciar entre os tipos de erros. Consegue detectar valores ausentes em campos obrigatórios e inconsistências de dados graves.

Só consegue usar técnicas muito básicas (por exemplo, classificação) para analisar a qualidade dos dados. Consegue detectar incompatibilidades entre nomes de campo e conteúdo. Consegue identificar erros técnicos de forma consistente, mas apenas os erros de consistência mais comuns num conjunto de dados.

Consegue usar ferramentas e técnicas específicas para avaliar a qualidade. Reconhece o nível mínimo de desagregação / normalização necessário para uso comum e publicação. Consegue identificar consistentemente erros técnicos e a maioria dos erros de consistência num conjunto de dados.

Usa uma abordagem sistemática para análise de conjunto de dados cobrindo todos os principais domínios de dados. Consegue identificar consistentemente erros técnicos e de consistência num conjunto de dados. Consegue usar outras fontes de dados (por exemplo, metadados ou outros conjuntos de dados) para identificar ou inferir erros de consistência num conjunto de dados.

B. Capacidade de realizar correção de formato de dados.

Só consegue fazer correções manualmente nas tabelas. Mostra conhecimento genérico sobre o uso de tipos de formato em dados digitais (por exemplo, datas, strings, números)

Consegue identificar pelo menos uma ferramenta específica para corrigir automaticamente os erros de formato, mas só consegue usá-la em casos específicos. Em alternativa, usa mecanismos simples (por exemplo, ‘localizar e substituir’) para resolver problemas.

Consegue usar pelo menos uma ferramenta para corrigir automaticamente os erros de formato.

Consegue usar recursos avançados de mais de uma ferramenta para corrigir erros de formato.

C. Capacidade de realizar correção de dados nomenclaturais.

Só consegue fazer correções manualmente nas tabelas. Só usa conhecimento pessoal de grupos taxonómicos conhecidos.

Consegue identificar pelo menos uma ferramenta específica para corrigir automaticamente erros nomenclaturais, mas só consegue usá-la em casos específicos. Em alternativa, usa mecanismos simples (por exemplo, ‘localizar e substituir’) para resolver problemas.

Consegue usar pelo menos uma ferramenta para corrigir automaticamente os erros nomenclaturais. É capaz de encontrar e usar informações nomenclaturais de referência adequadas para os grupos taxonómicos com os quais costuma trabalhar.

Consegue usar mais de uma ferramenta para corrigir erros nomenclaturais. É capaz de encontrar e usar informações nomenclaturais de referência adequadas para grupos taxonómicos fora das suas áreas de especialização.

D. Capacidade de realizar correção de dados geográficos.

Só consegue fazer correções manualmente nas tabelas. Só usa conhecimento pessoal de áreas geográficas conhecidas.

Consegue identificar pelo menos uma ferramenta específica para mapear e / ou corrigir automaticamente erros nas informações geográficas, mas só consegue usá-la em casos específicos. Em alternativa, usa mecanismos simples (por exemplo, ‘localizar e substituir3’) para resolver problemas.

Consegue usar pelo menos uma ferramenta para mapear e / ou corrigir automaticamente erros nas informações geográficas. É capaz de encontrar e usar informações geográficas de referência adequadas num formato adequado para as áreas com as quais trabalha normalmente.

Consegue usar mais de uma ferramenta para mapear e / ou corrigir automaticamente os erros nas informações geográficas. É capaz de encontrar e usar informações geográficas de referência num formato adequado para áreas fora da sua área de especialização.

E. Capacidade de usar softwares específicos (por exemplo, OpenRefine) como ferramentas para limpeza de dados.

Consegue identificar pelo menos uma ferramenta de limpeza de dados. Consegue identificar os principais recursos de uma ferramenta de limpeza de dados (por exemplo, OpenRefine).

Consegue identificar várias ferramentas de limpeza de dados. Consegue usar um ou alguns dos recursos básicos do software de limpeza de dados para limpar um conjunto de dados (por exemplo, criar um projeto OpenRefine, usar facetas, filtragem, clustering ou reconciliação).

Consegue usar todos os recursos básicos de um software de limpeza de dados para limpar um conjunto de dados (por exemplo, em OpenRefine: facetas, filtragem, agrupamento, reconciliação).

Consegue usar os recursos avançados de um ou mais pacotes de software de limpeza de dados para limpar conjuntos de dados (por exemplo, em OpenRefine: usar API, expressões regulares, Google Refine Expression Language).

F. Capacidade de documentar procedimentos de transformação de dados.