Rubrica de planeamento

Planeamento

Aptidões Desempenho iniciado 1 Desempenho em desenvolvimento 2 Desempenho pleno 3 Desempenho de excelência 4 A. Conhecimento sobre os diferentes elementos que fazem parte de um plano de mobilização de dados de biodiversidade

Mostra compreensão sobre algumas funções e tarefas exigidas num plano de mobilização sólido, mas não é capaz de diferenciar quem executa cada tarefa no plano ou confunde as funções.

Compreende muitas das funções e tarefas necessárias num plano de mobilização, mas ainda perde as ligações e as interações entre elas.

Compreende as principais tarefas e funções necessárias num plano de mobilização e como elas interagem.

Pode identificar funções e tarefas adicionais que podem ser necessárias para situações específicas

B. Capacidade de aplicar os diferentes elementos dum plano de mobilização de dados de biodiversidade a um determinado contexto institucional (por exemplo, o seu próprio)

Pode ver como algumas das tarefas e papéis se relacionam com um determinado contexto institucional, mas tem dificuldades quando o contexto muda, mesmo que ligeiramente, em relação às referências genéricas usadas.

Pode ver como a maioria das tarefas e funções podem ser aplicadas a um determinado contexto institucional, mas ainda tem lacunas quando a situação é diferente das referências genéricas usadas.

É capaz de identificar todas as tarefas e funções relevantes e como podem ser traduzidas para um determinado contexto institucional, mesmo que a situação não seja idêntica à das referências genéricas utilizadas.

Pode aplicar os diferentes elementos de um plano de mobilização de forma criativa, incorporando novos elementos não encontrados nas referências genéricas utilizadas.

C. Capacidade de escrever / redigir um documento de planeamento claro

Consegue reunir matéria-prima que seria a base de um plano (por exemplo, como itens), mas tem dificuldade em traduzir isso numa narrativa.

Consegue construir um plano básico de trabalho, mas carece de coerência entre os seus elementos.

Consegue escrever um documento coerente e bem articulado que inclua todos os elementos relevantes dum plano de trabalho.

Consegue escrever planos concisos, com resumos eficazes e níveis crescentes de detalhe

D. Capacidade para avaliar um plano de mobilização de dados de biodiversidade